SAM_5744
SAM_5102B
SAM_3647
SAM_6928
previous arrow
next arrow

PARQUE ARQUEOLÓGICO DO VALE DO TERVA

O Parque Arqueológico do Vale do Terva / PAVT é um projeto conjunto do Município de Boticas e da Universidade do Minho, iniciado em 2006 com o programa de “Conservação, Estudo, Valorização e Divulgação do Complexo Mineiro Antigo do Vale Superior do Rio Terva, Boticas”. O PAVT é um parque arqueológico com carácter geográfico contínuo, integrando um conjunto de valores culturais e naturais que se constituem como recursos relevantes e representativos das diversas paisagens que se conformaram no território. O PAVT desenha‑se como uma unidade de gestão da paisagem cultural, incorporando infraestruturas de visitação, como o Centro de Interpretação e o núcleo etnológico da Casa das Memórias, em Bobadela, circuitos interpretados e plataformas de observação dos recursos patrimoniais.

IDENTIDADE

Inspirado na seara, o ouro da terra, o logótipo pretende representar a íntima relação que as comunidades estabeleceram com a natureza envolvente, relação forjada no sábio respeito pela terra que dá o sustento, no reconhecimento e aceitação da diversidade e da interdependência das coisas, na necessidade de partilhar responsabilidades comuns para tornar a sobrevivência menos árdua e no estabelecimento de fortes laços de solidariedade para garantir a coesão social e melhor sobreviver.

CIPAVT

O Centro Interpretativo, localizado na aldeia de Bobadela é a entrada para o PAVT – os conteúdos expositivos fazem a ponte para a fruição da paisagem e do património in loco, proposta através de roteiros de visitação.

ROTAS

Porque percorrer a paisagem proporciona uma mais fácil compreensão dos seus diferentes significados, colocam-se ao dispor do visitante diversas propostas de roteiro pelo PAVT. Através destes percursos interpretados, pretende-se que o visitante vivencie as singularidades do Vale do Terva e que “veja as coisas como elas são”, que aqui também construa memórias, seguindo os caminhos das gentes, dos bichos e dos elementos naturais.

PUBLICAÇÕES

EVENTOS

hospitium-barrosorum-pacto-barroso
20181013_081203
IMG_6855
IMG_6883
20181012_182453-B
SAM_8257
SAM_8691
SAM_7886
previous arrow
next arrow

Identidade e comunicação do Parque Arqueológico do Vale do Terva (PAVT).
Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM), 2013-2018.

PT