
Criado no âmbito da reforma administrativa de 1836, o Município de Boticas situa-se em Trás-os-Montes, distrito de Vila Real, em terras do Barroso, Património Agrícola Mundial. Distinção atribuída pela FAO, organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, com base na genuinidade do território, na forma tradicional de trabalhar as terras, de tratar o gado, e no comunitarismo dos seus habitantes.
Em Boticas é possível encontrar uma elevada riqueza natural, que se reflete na qualidade das paisagens e produtos. Frutos de uma economia dominada pela produção pecuária e pela agricultura, com um forte carácter rural, e que ao preservar as tradições, permite manter a qualidade e genuinidade dos produtos regionais. Sendo exemplo disso, o fumeiro tradicional, a Carne Barrosã e o Mel de Barroso (ambos com denominação de origem protegida).
Formalmente inspirada no trabalho decorativo do ferro e nos bordados, a identidade pretende fazer a ponte entre a tradição e a contemporaneidade, ao reproduzir património material e imaterial, em cerca de 100 ilustrações, que ligadas em rede, representam o espírito de interajuda e colaboração ainda presentes nas comunidades que formam o concelho.



Proposta de redesenho da identidade e uniformização da comunicação dos equipamentos do concelho de Boticas.
Design, ilustração, infografia, fotografia, edição de conteúdos e tradução.
Município de Boticas, 2016 e 2021.