O Parque Arqueológico do Vale do Terva/PAVT é um projeto conjunto do Município de Boticas e da Universidade do Minho, iniciado em 2006 com o programa de “Conservação, Estudo, Valorização e Divulgação do Complexo Mineiro Antigo do Vale Superior do Rio Terva, Boticas”. O PAVT é um parque arqueológico com carácter geográfico contínuo, integrando um conjunto de valores culturais e naturais que se constituem como recursos relevantes e representativos das diversas paisagens que se conformaram no território. O PAVT desenha‑se como uma unidade de gestão da paisagem cultural, incorporando infraestruturas de visitação, como o Centro de Interpretação e o núcleo etnológico da Casa das Memórias, em Bobadela, circuitos interpretados e plataformas de observação dos recursos patrimoniais.
Inspirado na seara, “o ouro da terra”, o logótipo pretende representar a íntima relação que as comunidades estabeleceram com a natureza envolvente, relação forjada no sábio respeito pela terra que dá o sustento, no reconhecimento e aceitação da diversidade e da interdependência das coisas, na necessidade de partilhar responsabilidades comuns para tornar a sobrevivência menos árdua e no estabelecimento de fortes laços de solidariedade para garantir a coesão social e melhor sobreviver.
Porque percorrer a paisagem proporciona uma mais fácil compreensão dos seus diferentes significados, colocam-se ao dispor do visitante diversas propostas de roteiro pelo PAVT. Através destes percursos interpretados, pretende-se que o visitante vivencie as singularidades do Vale do Terva e que “veja as coisas como elas são”, que aqui também construa memórias, seguindo os caminhos das gentes, dos bichos e dos elementos naturais.
O PAVT têm à disposição dos visitantes três linhas editoriais de publicações, com trabalhos técnicos e científicos de diferentes áreas, assim como instrumentos de apoio à visitação e divulgação do património do parque.
O Centro Interpretativo, localizado na aldeia de Bobadela é a entrada para o PAVT. Os conteúdos expositivos, fazem a ponte para a fruição da paisagem e do património in loco, proposta através de roteiros de visitação.
Anualmente, são realizados vários eventos com o objetivo da promoção dos valores patrimoniais, naturais e culturais do território.
Identidade e comunicação do Parque Arqueológico do Vale do Terva (PAVT).
Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM), 2013-2018.